É um modelo de aparelho auditivo mini-retroauricular moderno e confortável, feito para substituir os aparelhos retroauriculares com molde convencional, desde que o paciente não tenha uma perda profunda. Utilizado atrás da orelha, é conectado ao conduto auditivo por meio de um tubo mais fino que o convencional e uma borracha de silicone maleável, tornando-o muito mais leve e discreto.
A principal vantagem do modelo de adaptação aberta é fornecer conforto ao usuário, mantendo o conduto auditivo mais aberto e diminuindo a sensação de oclusão que alguns pacientes referem. É indicado para perdas auditivas de grau leve a moderado, inclusive perdas auditivas em rampa, onde os sons graves ainda são preservados na Audiometria e o paciente sentiria desconforto com molde convencional.
Dentro da linha de aparelhos auditivos de adaptação aberta, existe também o modelo RIC (aparelho auditivo com receptor no canal). Ele é adaptado com um fio transparente que fica praticamente imperceptível na orelha, e uma oliva que se encaixa dentro do ouvido. O diferencial desse modelo é oferecer um som mais nítido e natural, pois o receptor (peça que manda o som para dentro do ouvido) fica posicionado mais próximo à membrana timpânica. Outra vantagem do modelo RIC (receptor no canal) é que ele também se adapta a perdas auditivas de grau severo, pois possui a opção de um receptor mais potente.