A adaptação com o aparelho auditivo depende de vários fatores: O primeiro deles, e um dos mais importantes é uma correta indicação. Existem diversos modelos e marcas de aparelhos auditivos, e o(a) Fonoaudiólogo(a) é o profissional capacitado que irá te auxiliar nesse processo, definindo qual modelo é o mais adequado, estudando o caso e considerando vários fatores, como: Audiometria, estilo de vida, anatomia da orelha, dentre outros.
O próximo passo é a adaptação propriamente dita. Deve ser feito um ajuste correto baseado na Audiometria do paciente, buscando audibilidade e conforto. Os acompanhamentos também são muito importantes no processo de adaptação, é importante que o paciente retorne para atendimento sempre que sentir algum desconforto ou tiver alguma dúvida. Ele deve se sentir acolhido pelo profissional que está o atendendo, sentindo segurança em saber que poderá contar com sua ajuda sempre que precisar.
Além disso, o paciente e a família tem um papel importantíssimo na fase de adaptação com os aparelhos auditivos. A adaptação é progressiva, por isso é necessário usar os aparelhos diariamente, em todas as atividades, a maior parte do tempo possível. O aparelho auditivo estimula o ouvido, e é esse estímulo diário que irá fazer com que o paciente se acostume com ele. Tudo isso irá definir uma boa adaptação.