Ligue agora!

Como melhorar sua Audição – Fazendo Exame Auditivo

A perda da audição se torna um problema comum à medida que as pessoas envelhecem, mas pode surgir em qualquer idade se você abusar dos ouvidos ou, ainda, se não limpá-los ou mantiver uma higiene adequada.

As duas categorias principais da perda auditiva são a neurossensorial e a condutiva. A perda auditiva neurossensorial (PANS) é a mais comum delas e implica em danos ocasionados ao órgão sensorial interno (cóclea) ou aos nervos que ligam o ouvido interno ao cérebro. Na maior parte do tempo, a PANS não pode ser corrigida, embora dispositivos para a melhoria auditiva e implantes cocleares possam ajudar. Por outro lado, a perda de audição condutiva (PAC) surge quando as ondas sonoras são parcialmente bloqueadas quando viajam rumo aos pequeníssimos ossos (ossículos) do ouvido médio. A boa notícia é que a PAC, em muitos casos, pode ser corrigida.

MÉTODO 1 – FAZENDO UM EXAME AUDITIVO

1. Converse com o seu médico a respeito da perda auditiva. Se você observou uma redução ou mudança em sua audição, agende uma consulta com um profissional de saúde para que ele examine os seus ouvidos em busca de qualquer anormalidade óbvia e faça perguntas relacionadas ao seu histórico e estilo de vida. A maioria dos problemas que afetam negativamente a audição é benigna e reversível e, por isso, não é preciso sentir medo de buscar a opinião de profissionais.

  • Não tente diagnosticar a si mesmo ou pedir a um amigo ou familiar sem treinamento que realize qualquer procedimento em seus ouvidos.
  • O profissional de saúde poderá encaminhá-lo para um otorrinolaringologista para exames mais aprofundados.

2. Consulte um especialista e peça por um exame auditivo. O especialista em ouvidos (otorrinolaringologista) ou audiologista pode conduzir um exame auditivo mais aprofundado, incluindo um teste de audição ou audiométrico capaz de avaliar a capacidade do som chegar ao cérebro. Este é um teste relativamente rápido, indolor e necessário para descobrir se o problema de audição será permanente ou não.

  • O otorrinolaringologista diagnosticará se o problema está relacionado à PANS ou à PAC.

3. Entenda o diagnóstico e as opções de tratamento. Lembre-se de pedir ao médico que explique o diagnóstico com clareza e forneça opções de tratamento diferentes. Se o problema for a PANS, o tratamento provavelmente será conduzido por um otorrinolaringologista. No entanto, caso se trate da PAC, você tem muitas outras opções de tratamento, talvez até incluindo remédios simples e seguros, dependendo da causa.

  • Pesquisar a respeito da perda auditiva na internet dará uma ideia dos tratamentos potenciais, especialmente para a PAC. Ainda assim, é importante ater-se sempre a páginas médicas com boa credibilidade.

Fonte: WikiHow

Receba nossos informativos

Fale com a Phonesul direto pelo WhatsApp.