Ligue agora!

Dor e Ouvido entupido em voos

Para que a audição seja normal, é necessário que a pressão dentro do ouvido médio seja a mesma da pressão atmosférica. Dessa forma, a membrana do tímpano fica na sua posição normal e apresenta a máxima capacidade de absorver o som do meio ambiente. Essa equipressão é conseguida e mantida graças à presença da tuba auditiva ou trompa de Eustáquio. O otorrino Prof. Dr. Laércio M. Cruz explica que quando há uma variação brusca da pressão atmosférica, como no caso de voos em aviões ou de mergulhos, a tuba auditiva pode não conseguir equilibrar rapidamente as pressões, ocorrendo um deslocamento da membrana timpânica que pode provocar dor, diminuição da audição e sensação de ouvido entupido, especialmente se o indivíduo estiver resfriado e com o nariz congestionado.

Pessoas cuja tuba auditiva têm capacidade funcional constantemente diminuída devido a alterações do seu desenvolvimento (trompas obstruídas), doenças que atrapalham o seu funcionamento como aumento das adenoides e fissuras palatinas (lábio leporino), e a alergia que mantém edema constante da mucosa de revestimento tubáreo, têm chances ainda maiores de apresentarem distúrbios desse tipo durante os voos. Para evitar esses inconvenientes é desaconselhável viajar quando o nariz estiver muito congestionado.

Para manter a equipressão do ouvido médio e aliviar o mal-estar, algumas manobras podem ser colocadas em prática, como mascar chicletes durante a subida e descida do avião, engolir líquidos com o nariz tampado e limpar bem o nariz. A sensação de ouvido entupido, sem a presença de dor, costuma reverter em alguns minutos após a estabilização do avião no ar, ou minutos após o seu pouso. Caso não haja retorno à normalidade após 1 ou 2 horas, deve-se procurar orientação médica.

Fonte: www.medicinamitoseverdades.com.br

Receba nossos informativos

Fale com a Phonesul direto pelo WhatsApp.