Há tempos já se sabe que o diabetes pode causar sérios danos aos vasos sanguíneos. Esta é a razão pela qual o diabetes é uma das principais causas de cegueira, insuficiência renal e doenças cardíacas. Além dessas complicações, esses mesmos danos aos vasos sanguíneos podem afetar a audição. Da mesma forma, os estragos que o diabetes provoca nos nervos também prejudica a capacidade de ouvir os sons no ambiente.
E não é só: pesquisas sugerem que o diabetes pode levar à falta de um tipo de proteína importante para a saúde dos ouvidos. Adicione-se a isso o fato de que as pessoas com diabetes têm probabilidade duas vezes maior de sofrer a perda da audição quando comparadas com pessoas com a mesma idade e histórico que não têm a doença.
Segundo um relatório publicado em 2008 pelos Institutos Nacionais de Saúde, nos Estados Unidos, “A perda auditiva pode ser uma complicação sub-reconhecida do diabetes.” Portanto, pessoas com diabetes deve ser muito cuidadosas e realizar exames de audição regularmente. Em sua próxima consulta para uma avaliação física, peça ao médico que avalie sua audição e, mesmo que você passe no teste, converse com ele sobre quaisquer preocupações que você possa ter. Pode ser fácil passar em um teste de audição em uma sala silenciosa, mas suas experiências do dia-a-dia são o verdadeiro teste.
Fonte: Adaptado de Reverse Diabetes